O fato é que tudo isso é importante de ser analisado, pois cada área da medicina tem uma rotina específica. É necessário saber conciliar o dia a dia da especialidade com as aptidões de cada um. A verdade é que cada especialidade médica vai exigir algumas aptidões com as quais os profissionais se identificam mais ou menos. Assim, é fundamental conhecer a si mesmo, e saber quais são os seus pontos fortes. Mas os dermatologistas podem atuar, ainda, no tratamento de diferentes doenças de pele, que têm se tornado mais comuns nos últimos anos. Problemas como a má alimentação, a maior exposição ao sol e o envelhecimento precoce podem ter graves consequências na pele, exigindo um cuidado especializado.
- Por último, mas não menos importante temos a possibilidade de atuação em radiologia e diagnóstico por imagem.
- O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas.
- Apenas a graduação em medicina não é suficiente para receber esse título.
- Se desejar especializar-se, ele poderá escolher dentre as mais de 60 opções reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, como Ginecologia , Neurologia , Oftalmologia , Pneumologia (estuda o pulmão) etc.

Há um discurso que o médico clínico com formação mais geral é necessário e deve ser valorizado. Mas não passa retórica, pois esses clínicos são considerados mal sucedidos. Há cada vez menos clínicos e, portanto, menos professores de Clínica Médica, comprometendo o seu ensino. Por tudo isso, o clínico, especialista em Clínica Médica, atualmente com atuação mais restrita ao hospital precisa alargar seu campo de atuação e se valorizar. O médico internista atende pacientes internados tanto em emergências, unidades de terapia intensiva quanto em leito de enfermaria, por isso tem sido chamado de “hospitalista”.
Considere As Tecnologias Da Área
A neurologia é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso central e periférico, cerebelo, cérebro, tronco encefálico e nervos. A neurologia pediátrica é uma subespecialidade cujo enfoque são os bebês, crianças e adolescentes. A Foniatria é uma especialidade médica, reconhecida pelo CFM e pela AMB desde 1972, sendo atualmente uma área de atuação da Otorrinolaringologia.O foniatra é o médico especializado nos Distúrbios de Comunicação e Aprendizagem. Portanto, apresenta como principal atuação ser um facilitador e cuidador do desenvolvimento da linguagem, incluindo-se a aprendizagem. Citopatologia é o estudo das células e suas alterações morfológicas em casos patológicos. O médico patologista é o profissional que examina os fluidos e tecidos corporais.
Conheça As 10 Especialidades Médicas Mais Procuradas No Brasil
Ramo da medicina que cuida dos olhos – um oftalmologista é capaz de realizar exames, tratamento e prevenção de casos como catarata, glaucoma e até cegueira. Também atua em cirurgias corretivas para distúrbios da visão, como estrabismo, hipermetropia ou astigmatismo. Ao escolherem a área em que desejam atuar em sua carreira, os médicos têm a oportunidade de estudar partes do nosso corpo com maior atenção e profundidade. Por isso, conseguem diagnósticos mais precisos, aumentando as chances de cura com patologias mais agressivas.
No centro dos artigos haverá uma lista com recomendações com as especialidades informadas. Conheça os benefícios de uma dieta com baixo teor de FODMAPs e o uso de probióticos para pacientes com SII. anestesiologista quanto pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana como forma de prevenir doenças vasculares. Sabia que é possível utilizar o smartwatch como ferramenta no diagnóstico de fibrilação atrial? No momento, temos aproximadamente 35 mil clínicos registrados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Experimente o Whitebook e tenha o melhor suporte na sua tomada de decisão clínica.
