Medicina: As Especialidades Mais E Menos Procuradas

· 3 min read
Medicina: As Especialidades Mais E Menos Procuradas

Uma opção para os recém-formados são as cidades do interior, que demandam profissionais e oferecem melhores salários. Independente da trajetória ou da especialidade que nossos alunos de medicina seguirão após concluírem o curso, temos como dogmático que devem se formar antes de tudo “médicos”. Mesmo seguindo uma determinada especialidade, é inexorável a necessidade do profissional ter uma excelente formação generalista e uma visão holística do paciente. E isso os nossos alunos aprendem durante o curso com seus professores, que acreditam e adotam fielmente esta postura. O ensino dessa atitude ou modo de ser clínico e do método clínico fica, portanto, restrito ao ambiente hospitalar.

  • Além disso, é uma das áreas da medicina que deve seguir em alta nos próximos anos.
  • Se pretende abrir Consultório, a boa notícia é que o investimento dos equipamentos não é tão alto para se trabalhar.
  • A Infectologia é uma área que tem o objetivo de estudar, diagnosticar, tratar e prevenir as doenças infecciosas crônicas e agudas que são causadas por protozoários, fungos, bactérias e vírus.
  • Mas muito mais importante do que uma opção profissional, essas atuações em campos específicos da medicina trouxeram a possibilidade de tratamentos mais eficazes.
  • Além disso, como já explicamos aqui no blog, existem as especialidades de acesso direto , e as especialidades que exigem, como pré-requisito, uma formação anterior em outra especialidade .


No intuito de garantir qualidade no exercício de sua profissão, essa é uma especialidade que demanda estudos e pesquisas constantes. Entretanto, uma clínica médica não é feita apenas de aparelhos tecnológicos e inovação na estrutura predial e na engenharia do local. É imprescindível, também, que toda a equipe e todos os envolvidos no cuidado com o paciente, incluindo sua família, estejam atentos a essa demanda. Responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças como  depressão e ansiedade que estão cada vez mais latentes na nossa sociedade atual. Geralmente, nesse último ano, o aluno passa pela pediatria, clínica médica, ginecologia e obstetrícia e cirurgia, pelo menos.

Receba Conteúdos Exclusivos!


Disfunções que afetam o sistema nervoso, composto pelo cérebro, raízes nervosas, nervos e a medula espinhal, são de responsabilidade de um neurologista. Por ser um campo mais diverso, ele pode trabalhar com psiquiatras, clínicos gerais e oftalmologistas, para citar alguns dos vários profissionais. Um psiquiatra é procurado para acompanhar e reabilitar quadros psicológicos e psiquiátricos mais graves e que necessitam de medicação, como a esquizofrenia, bipolaridade ou psicopatia. Essa área costuma ter bons avanços em tratamentos feitos com a parceria de um profissional da psicologia. Uma dica para encontrar bons clínicos gerais é, além da indicação, procurar por aqueles que não apenas te encaminhem para outro médico, mas que também façam perguntas, sejam curiosos e busquem encontrar soluções para seus sintomas.

Médicos



Desse modo, um médico se especializa em tratar as doenças e problemas que surgem em uma determinada parte do corpo. Se a faculdade de Medicina é a sua primeira opção, é bom saber que se trata de um caminho bastante árduo. Nele, você encontrará vestibulares concorridos, mensalidades altas, cursos em período integral e uma carga intensa de estágios.

Corpo Docente



O termo “residência médica” pode ser utilizado somente para programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.  estabelecimentos de saúde , quando falamos em especialidades, nos referimos àquelas áreas da medicina que requerem um período de residência para a formação do profissional. Assim, o médico especialista tem um título, como cardiologista, psiquiatra, infectologista ou cirurgião plástico. O presente curso está devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e é destinado aos graduados na área das Ciências Médicas.